sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O testículo do tirano

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Certa feita um ex-presidente exaltando seus superpoderes falou que tinha aquilo roxo.
Esse mesmo ex-presidente – que odiava o Lula porque não tinha um aparelho de som igual –, ao meter os pés pelas mãos, foi pego com a boca na botija e acabou sofrendo o impeachment. Hoje o ex-presidente, ex-caçador de marajás, ex-piloto de jet ski no Lago Paranoá e ex-marido da Rosane virou senador. Ele gosta de catar palavras difíceis no dicionário para usar nos discursos – parlapatão – foi usada para dar um para te quieto no Pedro Simon. E para encurtar o relato, tornou-se amiguinho do Lula.
Se o senador ainda tem aquilo roxo, rosa ou cor de burro quando foge, pouco importa para nós, meros mortais, observadores incrédulos da nossa política via Jornal Nacional.
Brizola criou a expressão “filhote da ditadura” num debate com Maluf, mas essa alcunha serve para todos aqueles que apoiaram e se beneficiaram do golpe de 64. Os filhotes ainda sobrevivem a cada eleição. E por falar em ditadores e alguma coisa roxa, cabe salientar que dois tiranos do século XX tinham algo em comum. Não sabemos se era roxo, mas faltava uma parte daquilo...
Consta que Hitler e Franco tinham apenas um testículo. Em outubro de 1916 uma bala feriu o soldado Adolf Hitler, causando a perda de um dos testículos. E esse acidente causou transtornos no soldadinho, como sabemos. Nesse mesmo ano Francisco Franco também levou um tiro no abdômen e perdeu um dos testículos. Essa é a grande coincidência. Os tiranos eram “destesticulados”.
Essa parte sobre os testículos dos ditadores está em um anexo do livro “Hitler – Retrato de uma tirania” de Fernando Jorge. O autor finaliza o livro dando graças a Deus que no Brasil, após o golpe de 64, ninguém meteu uma bala nos testículos dos generais Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo, pois com um testículo a ditadura poderia ter sido menos envergonhada e mais escancarada. Eu nem imagino como seria. No entanto, se a Espanha e Alemanha sofreram governadas por “descolhonados”, o que poderia ter sido o Brasil com um presidente pseudocolhudo?
O que vale para a Europa pode não valer para a América. Afinal, se um presidente com aquilo roxo sofreu impeachment, se tivesse um testículo – mesmo sendo roxo –, acredito que nem tomaria posse.

Nenhum comentário: