terça-feira, 17 de agosto de 2021

Pau Brasil

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

 

Nestes tempos de agressão ao meio ambiente e descaso com a floresta amazônica, seria plausível falarmos da árvore símbolo do pais: Pau Brasil.

Inclusive, tem um exemplar dessa árvore na praça Saldanha Marinho. Eu sempre achei meio estranho esse nome, algo meio fálico. E hoje eu lembrei quando li a notícia de que um deputado federal usou dinheiro público para fazer uma prótese peniana. Vamos combinar, né. Tem tu a ver com pau Brasil.

Por que o espanto?

O nobre edil deve estar armado para ferrar com o povo, ora. E também deve estar ereto para enfrentar a pauleira que é cada sessão na câmara. Mesmo porque, em algum momento, o deputado pode chutar o pau da barraca.

Como são 513 parlamentares e mais 81 senadores, penso que deveria ser feito um edital para concorrência pública.

A presidência de cada casa deveria passar uma lista aos interessados em participar e constar no edital o nome do interessado e as características do implante. Sem sombra de dúvidas, seria mais transparente e menos oneroso para o erário.

Se uma prótese custou 55 paus. Imagino que 100 ou sei lá... 200 próteses, custaria bem menos. Ficaria bem mais em conta. Dinheiro público tem que ser tratado com a máxima transparência.

Ah! O congresso deveria criar um saite especifico para acompanhamento pelos cidadãos e cidadãs.

A “transparenciapaubrasil”. Tudo minúsculo e sem acento.

Claro, em homenagem a árvore símbolo do país.

 

ps.

Contém ironia. Aliás, só ironia.


 

Nenhum comentário: