quinta-feira, 25 de março de 2021

O homem de Neandertal

Athos Ronaldo Miralha da Cunha


Pedi para o Wikipédia algumas informações sobre o Homem de Neandertal. É que eu tive a impressão de tê-lo visto em um pronunciamento em cadeia nacional. Não pode, pensei, esses caras deitaram o cabelo da face da terra há um bom tempo... será que existe um remanescente?

Relato abaixo alguns dados interessantes, para embasar uma pergunta no final. Taokei?

O Homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) surgiu há cerca de 400 mil anos na Europa, Médio Oriente e extinguiram-se há 28 mil anos. Isso é um dado importante.

A cultura de Neandertal era sofisticada em vários aspectos. Além de ferramentas, também usavam o fogo, eram bons caçadores e já cuidavam dos doentes.

O cérebro do Homo sapiens sapiens tem um tamanho médio de 1.400 cm³, enquanto o dos neandertais chegava a ter cerca de 1.600 cm³. Estudiosos descrevem-no como um ser de considerável cultura. Opa! O Neandertal que vi na televisão não parecia tão culto. Pelo contrário, parecia bem bronco.

Estudos realizados em 2017 comprovaram que o homem de Neandertal detinha bom conhecimento das plantas medicinais e as suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, fazendo ainda o uso de antibióticos 40 mil anos antes de ser descoberta a penicilina. Então, o cara que eu vi na televisão era, apenas, parecido com o “Tio Nander”.

Como em nossa espécie, mostraram-se unidos por laços afetivos e possuíam habilidades como o altruísmo, já que cuidavam de indivíduos fracos ou doentes que, de outra forma, não teriam sobrevivido. Definitivamente, não há semelhança entre o cara da televisão e o Homem de Neandertal.

Bueno, pincei alguns dados do Homem de Neandertal para fazer uma indagação:

– Já pensaram se nós tivéssemos um Homem de Neandertal na presidência da República? Bem provável que não estaríamos nesse caos que estamos vivendo.

Nenhum comentário: