segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Querência amada vermelha e azul

A última rodada do brasileirão promete ser emocionante. Pois o título está indefinido e quatro clubes almejam essa conquista.
O Internacional representa o Rio Grande nessa empreitada, que apaixona e nos devora em taquicardia. São trinta anos da última passeata. Três décadas do último brado solto na rua Acampamento. Uma vitória do Inter e um empate do coirmão no Maracanã dá o título de campeão brasileiro ao time da Padre Cacique. Assim, coroaremos um século de glórias.
Nesse momento gostaria de reportar a garra missioneira e a epopeia farroupilha. Os gaúchos, sejam eles maragatos ou chimangos, são inquietos, revolucionários e calorosos defensores das nossas tradições, dos nossos valores morais. Enfim, das coisas do Rio Grande. O fio de bigode ainda vale mais que um carimbo de cartório. E a ética e a hombridade valores muito caros nesse chão meridional. E nesse embate do próximo domingo, mais uma vez, a gauchada deverá estar unida em um só pensamento.
Em 1930 os gaúchos formaram uma aliança e irmanados marcharam para o Rio de Janeiro e amarraram seus cavalos num certo obelisco. Esse jeito de fazer e ser ficou marcado em nossas mentes. Esse estilo desaforado e caudilhesco é a marca vinda das lutas na pampa. É a marca de um guerreiro meio cavalo, meio gente.
No próximo fim-de-semana os gaúchos mostrarão ao Brasil que a chama crioula e libertária ainda brilha nessas paragens. Os ideais de Garibaldi, Neto e Bento galopam como um potro sem dono que vai livre como eu.
Cada gaúcho será um pouco Borges, Zeca Neto, Anita, Honório Lemos ou Flores da Cunha. Seremos revolucionários e poetas, uma mescla de Quintana e Prestes. Na última rodada do brasileirão os gaúchos estarão unidos para torcer pela dupla Gre-Nal. Assim, sentiremos quente e vibrante as sagradas palavras colocadas em nossa bandeira pelos farrapos: liberdade, igualdade e humanidade. Todos os gaúchos terão uma só voz e o mesmo sapucai ecoará por toda a pampa e transbordará as fronteiras desse estado. Todos celebrando o mesmo objetivo: as vitórias de Inter e Grêmio. Pois não está morto quem peleia e gaúcho unido jamais será vencido.
Saudando a memória de Teixeirinha no clássico “Querência Amada”, seremos no próximo domingo um só coração, porque o Rio Grande é maior, mas cabe dentro de cada um de nós. Enfim, quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul... e para o horizonte vermelho.
Twitter: @athosronaldo

Nenhum comentário: