domingo, 22 de novembro de 2015

Macaquinhos... o furo é mais embaixo



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Eu titubeei em comentar sobre Macaquinhos. A performance sobre a exploração anal.
A minha capacidade de avaliar uma obra de arte não vai muito além do “bonitinho”, “legal”, “gostei” e “não gostei”. Sobre Macaquinhos posso dizer que não assistiria ao espetáculo. Estou muito aquém de ser plateia e a tal representação está muito além das minhas possibilidades de divagação. Um bando de adultos enfiando o dedo um no cu do outro não está no horizonte utópico de uma atividade cultural.
Segundo os atores de Macaquinhos a ideia é mostrar o desequilíbrio social entre as nações do hemisfério sul, representado pelo ânus, e os emergentes (sic). Diria que é uma análise com muita profundidade. Mas também poderia ser uma relação entre povo e governo nessas mesmas nações do hemisfério sul. E adivinha quem entraria com o dedo?
Eu daria um dedo da mão para ver na plateia o Bolsonaro, Eduardo Cunha e o Feliciano. Aí seria diversão na certa.
Enfim, acho que a questão não deve ser centrada no ânus e, sim, no dedo.  Nessa performance vemos a utilidade do dedo. E isso o Gaúcho da Fronteira já cantou no século passado. Quer dizer, na exploração do dedo, Macaquinhos está atrasado em relação ao cantor gaudério.

Nenhum comentário: