sexta-feira, 24 de julho de 2020

O Gre-Nal da quarentena


Athos Ronaldo Miralha da Cunha

A discussão promete e vai longe. Afinal de contas, tudo aqui nesta província de São Pedro vira Gre-Nal. Grenalizamos a pandemia e o distanciamento social.
E agora, grenalizamos o Gre-Nal por conta do Covid-19.
Mas o maior clássico do mundo será realizado, com portões fechados, sem atletas positivados para o vírus, sem Var e na serra gaúcha. E ao vivo pela televisão.
Dentro da atual conjuntura de realização, penso que o Beira-Rio estaria com melhores condições de ser o local do enfrentamento. Digo isso porque o Inter praticou todos os protocolos para viabilizar, com a máxima segurança, a execução do jogo. Gastou em torno de 200 mil reais. Mas o Júnior não deixou e tem lá suas razões.
É bem mais simpático, mais sensato e mais solidário que o Gre-Nal não fosse jogado. Os argumentos contrários são contundentes e convincentes. A possível disseminação do vírus é real. E, também, não é uma atividade essencial.
Quando todos estão confinados – numa infindável quarentena –, e profissionais de saúde arriscam a vida para combater o vírus, não deixa de ser um acinte que alguém venha propor a realização de um clássico de futebol.
Num primeiro momento também fui radicalmente contrário. Todas as argumentações contrárias são plausíveis. Mas... flexibilizei. Eu não posso ouvir a palavra Internacional.
Tem um dado a ser considerado. Uma turma que está à beira de um ataque de nervos. A turma que conversa com a máquina de lavar roupas, que proseia com panos de pratos e praguejam os lençóis de elásticos, merecem certa consideração.
São pessoas que estão convictas e cumprindo o recolhimento com afinco para ajudar o combate à pandemia. Para ajudar basta ficar em casa e essa parte da população está em casa.
É um peso a ser colocado na balança na hora de decidir sobre o Gre-Nal. E a volta do campeonato gaúcho. Um relax para os enclausurados.
O Gre-Nal é um prêmio. Uma distração para quem não aguenta mais as lives de sertanejos e... lives de sertanejos e... lives de sertanejos. 
O Gre-Nal é a live dos meus sonhos nesses tempos de pandemia e clausura.
Eu estarei com a minha bandeira vermelha na região de Santa Maria, mesmo que o Dudu – o Leite – diga que a bandeira é laranja. A minha bandeira sempre será vermelha!
Bom Gre-Nal a todos.

Nenhum comentário: