terça-feira, 5 de agosto de 2008

Platão e um Ornitorrinco entram num bar...

O livro Platão e um Ornitorrinco entram num bar... de Thomas Cathcart & Daniel Klein editado pela Objetiva, traz como subtítulo A filosofia explicada com senso de humor, e é dedicado à memória de Marx, que resumia a ideologia básica quando disse: estes são os meus princípios. Se você não gostar deles, tenho outros.
Estamos vivendo uma Era de grandes modificações e descobertas científicas. Há uma competição desenfreada e o individualismo é a supremacia do ser. A informação é disseminada em tempo real sem a devida absorção e maturação da mensagem por quem recebe. Aceitamos esse bombardeio e pouco nos indignamos com as contradições, falsidades e desencantos.
Na política foi-se o tempo do debate ideológico. Acaloradas discussões e embates teóricos estão fora de moda. O pragmatismo político e eleitoral e as disputas por cargos e interesses individuais sobre o coletivo são a síntese da nossa compreensão política.
Não necessitamos ir aos primórdios do pensamento e nem debulharmos prateleiras das bibliotecas para retomarmos um mínimo de interesse no pensamento filosófico acerca do mundo em que vivemos. Mas Platão e o Ornitorrinco podem despertar alguns resquícios de crítica, contestação e indignação. Por que não começarmos com filosofia e humor? Afinal, ninguém é de ferro e a revolução não será fita por nós e nem seremos obrigados a escrever ensaios tri-legais.
O livro surpreende pela criatividade, tanto na abordagem filosófica com graça, que para nós, leigos, é uma mão na roda, como também no título. Lendo o título torna-se impossível não folhear o livro.
Se imaginarmos Platão e um Ornitorrinco em uma mesa do Ponto de Cinema, numa fria noite de segunda-feira, seria algo estupendo. Balançaria as estruturas políticas e ideológicas de Santa Maria e seríamos noticiados pelo Willian Bonner. Agora, se juntamos a essa mesa, o mestre Guina e o professor Ronai, não tenho dúvidas, cai a República.
Embora o conteúdo esteja aquém da profundidade que os acadêmicos gostariam, o livro é uma boa leitura para iniciantes e apreciadores do humor refinado.
A propósito, o livro é dedicado à memória de Marx, do Groucho Marx. Entendido?

Nenhum comentário: