quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O dia do Fico

Em Santa Maria propomos o contraditório. Fizemos vários debates ouvindo os lados que defendiam tanto o saldamento como a permanência no Reg-Replan. No Rio Grande do Sul, salvo engano, nenhum outro sindicato teve esta postura. O que vimos foi uma aceitação incontida e subserviente das decisões da Matriz. Tanto da matriz governo como da matriz sindical. E, assim, estamos fazendo sindicalismo moroso. Sem enfrentamento. Sem postura. Sem rebeldia que é a alma mais pura do sindicalismo.
No meu entendimento a questão deixa de ser técnica – pois já avançamos nos conhecimentos para decidir sobre nosso futuro – para ser política – pois não entendemos a tamanha pressão e ameaça por parte de quem detém a direção das nossas representações. Se o Novo Plano é tão bom assim por que tanta coação, como está ocorrendo, para o saldamento? Deixem-me decidir no aconchego do meu guichê.
É política porque envolve poder e subserviência. Trabalhadores e patrão. Presente e futuro. Sindicalismo e “sindicalismo”.
Foi alardeado aos quatro cantos do mundo, e da Funcef, que tínhamos uma escolha. Mas essa escolha me lembrou uma frase de Ford quando fabricou os seus primeiros carros. Você pode escolher a cor desde que seja preto. Assim é a nossa escolha, podemos decidir qual o Plano desde que seja o Novo. Portanto é falsa essa democracia de que estamos livres para escolher nosso futuro. Vide declaração da direção da Caixa. E isso só nos deixa mais indignados e lamentamos. Lamentável porque me sinto traído, pois elegemos um governo popular que prometeu valorizar o funcionalismo público. Que prometeu mudar o país. Com Lula, a esperança venceu o medo, ou não? Ou será que a política da coação venceu a esperança?
Os funcionários da Caixa têm uma vocação de lutas. Somos contestadores e admiramos e gostamos dessa empresa que tem seus princípios básicos no social. Nós queremos a Caixa grande e fomentadora da inclusão social e do abrigo dos excluídos e pobres da sociedade... mas infelizmente a Caixa está virada em metas.
O que ocorrerá após a última reabertura do saldamento? Uma chuva de ações que acarretará em um passivo trabalhista logo ali adiante. Até o mais pacato colega está em busca de seus direitos. Particularmente, elenquei cinco ações possíveis. Diante de todo esse imbróglio, busquemos nossos direitos. Até o direto de ficar.
Como Dom Pedro no dia 09.01.1822 disse que ficava. Eu elegi o dia 05.09.2008 como o meu dia do fico. Eu fico no Reg-Replan.

Nenhum comentário: