quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Mancha Verde ou simplesmente Marina

Athos Ronaldo Miralha da Cunha
twitter.com@athosronaldo


Existe uma mancha verde no país!
É grandiosa, nobre e provocadora. Invoca sentimentos solidários e emoções transformadoras. E é avassaladora porque nos completa e nos encanta com sua bondade e lucidez.
Não é uma macha verde que destrói, não reproduz a violência e não fomenta a algazarra. Essa mancha verde não dói e não manipula jovens e adolescentes. E não utiliza a força como instrumento de poder. Pelo contrário, essa mancha propõe a paz. Tem ojeriza à guerra. É humanitária e deseja viver a vida intensamente na plenitude que encerra. Essa mancha verde é simples, como são simples as vidas das pessoas simples do Brasil. Ela é eloquente, mas no seu silêncio é envolvente e prazerosa.
Com essa mancha verde cataremos recursos nas vias públicas, cataremos sustento nas calçadas e reciclaremos nossas vidas, pois não somos matérias descartáveis. Essa mancha quer salvar a Terra e não erra quando recolhe cacos de saudades nos sublimes recantos dos sonhos. Nos carrinhos que calejam as mãos transportaremos o pão que saciará nossa fome. Nos caminhos que machucam nossos pés trilharemos como se fossem alamedas verdejantes orvalhadas pela manhã.
Enxergamos no verde a esperança. Exageramos na tonalidade porque essa mancha sendo forte iluminará as veredas alegres e rastos fartos de solidariedade. E veremos nessa mancha que se alastra em nossos corações e invade nossos peitos o desejo dos sonhos que moldam a utopia em realidade.
Essa mancha verde é como a primavera, é recheada de flores com perfume de gente. Está presente e sente o clamor novo desse povo que teima em ser feliz. Essa mancha representa a felicidade porque estamos felizes e a tristeza porque somos humanos e humanos ficam tristes. É um choro de uma criança em um humilde berço porque esse grito representa a vida pedindo para ser vivida. Ela é branca, parda, negra e mulata. Ela é um banho numa cascata numa tarde de verão. Essa mancha é coração! Mas também é um chimarrão na bomba de prata.
Essa mancha verde complementa a lúdica brincadeira das crianças, a energia dos adolescentes, o carinho dos enamorados, a responsabilidade dos adultos e a sapiência dos anciãos. Ela está nas nossas mãos e é rude e requintada; é discreta e alvorotada e simboliza as atitudes honradas dos homens e das mulheres.
Essa mancha verde representa mais uma camiseta que colocamos para celebrar os desafios que a vida nos proporciona. É o sangue dos jovens que, por serem audaciosos, tombaram nos anos de chumbo. É a vitória dos companheiros que já não estão entre nós.
Enfim, essa mancha verde pode até ser escandalosa, mas é escandalosamente humanitária e simplesmente Marina.

Nenhum comentário: