segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Em torno de Marx

Athos Ronaldo Miralha da Cunha
twitter.com/athosronaldo

A queda do muro de Berlin e em conseqüência a derrocada do socialismo do Leste Europeu colocou o pensamento de esquerda em crise.
Alguns, mais afoitos, declararam o fim da história. E nesses últimos anos o mundo mudou e vem mudando diuturnamente. Consolidando-se a democracia como os anseios de uma sociedade moderna. Nas estantes das livrarias escassearam os livros que tratam da ideologia.
Os pensadores de esquerda estão nos devendo um debate aprofundado sobre o socialismo democrático. Se por um lado há uma necessidade de uma discussão aprofundada dos caminhos da esquerda nas teses socialistas, nas conquistas de governo, tem sido bem sucedida, haja vista alguns governos da America Latina.
Embora a carência desse debate ideológico, Leandro Konder nos apresenta esse Em torno de Marx. Um belo exemplar que recoloca na pauta nomes como Marx, Engels, Lênin, Trotski, Gramsci, Lukács e tantos outros.
Eu diria que é uma leitura obrigatória para aqueles que – na engrenagem da máquina estatal – se desvirtuaram de algumas teses históricas e caras para a esquerda.
O livro é composto de três partes.
Em torno de Marx que trata de vários temas relacionados pelo filósofo entre eles: O homem e a obra revisitados, a moral, religião, morte, Marx na história e história em Marx e dialética.
A herança de Marx faz uma breve releitura das obras dos marxistas Theodor Adorno, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jean-Paul Sartre, György Lukács e Antonio Gramsci.
E por fim O Marxismo no Brasil que recapitula os primeiros militantes e a fala da direita no Brasil, de 1936 a 1944.
Algumas abordagens são bem interessantes. Há uma citação do próprio Marx afirmando que não era marxista. Aspectos da vida pessoal do filósofo, o relacionamento com os filhos e com o pretendente a genro Paul Lafargue mostra um Marx preocupado com o futuro dos filhos no caso a filha Laura. Por vezes, numa atitude conservadora na cobrança da postura do genro diante da amada.
Nas análises dos pensadores despertou-me maior interesse na leitura ou releitura de Lukács e Gramsci, que, segundo Konder, era o mais fascinantes de todos os marxistas.
Konder cita vários livros dos autores analisados e os mais diversos temas que escreveram. O livro de György Lukács A teoria do romance está na minha lista para leitura. Encontrei uma maneira de ler um pensador de esquerda numa abordagem da temática ficção.
Em torno de Marx é uma espécie de livro de “auto-ajuda” político para aqueles que estão meio desacreditados da ideologia ou que estão assoberbados e em estado de êxtase diante do poder, esquecendo algumas cláusulas pétreas de uma verdadeira esquerda democrática.
Leandro Konder fica nos devendo um Em torno de Marx no Brasil no século XXI. Um debate interessante. Partindo do pressuposto que haja um marxista no governo Dilma, imagino que não seja fácil ser marxista e pragmático quando negociar cargos ou fazer acordos com a base aliada.
Essa discussão precisa ser feita com uma certa urgência, pois, como alguém citou no livro, não queremos concluir que o último marxista tenha sido Trotski.

Nenhum comentário: