domingo, 2 de outubro de 2011

3,1415926535897932384626433832795028841971693993751

Athos Ronaldo Miralha da Cunha
twitter/athosronaldo

Você pode não ter se dado conta, mas o número aí em cima é o famoso π. Tomamos conhecimento do π quando aprendemos a calcular a área de um circulo A = Pi.r2 que para um pré-adolescente não deixa de ser uma aventura. Quanta emoção ao sabermos o comprimento de uma circunferência. C= 2.Pi.r
O π passou a fazer parte de nossas vidas. Se formos calcular o volume de uma esfera usamos a fórmula V = 4/3.Pi.r3 e se quisermos calcular a área A = Pi.r2. Dada a sua irracionalidade nós nunca saberemos o valor exato do pi.
Para calcular o valor do π é fácil, basta usarmos a seguinte fórmula... deixa quieto:
Se calcularmos o π com 5000 casas decimais, ou seja, apenas escrevendo o número π eu teria uma crônica com 5000 caracteres sem espaços, mas eu não farei uma deselegância dessas. O π já foi calculado com milhões de casas decimais. Por isso o π – embora seja irracional – é muito importante em nossas vidas.
Mas o fato é que entrou nessa história um tal de τ (tau). E dizem os sábios que o τ é mais preciso que o π. O que eu achei um desaforo. A minha vida toda foi estruturada em π e agora vem um talzinho para desbancar o nosso querido 3,14159... não é bem assim.
Os gênios acreditam que o π é impreciso e querem substituí-lo pelo τ. E já consideram o τ uma constante sagrada para a matemática.
O matemático americano Bob Palais acredita que o valor do π está errado e que o correto do número π é o seu dobro, ou seja, 2π. Justifica o Bob que o π é a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência. E que o τ – o dobro de π – é a razão entre o comprimento e o raio, que o matemático acha mais importante que o diâmetro. Por que raios o Bob Palais acha que o raio é mais importante que o diâmetro?
E a turma pró-τ já inventou um dia mundial do τ comemorado em 28 de junho. Mas cabe lembrar que temos o Piday comemorado no dia 14 de março. Como desde já me coloco a favor do inoxidável π já proponho uma festividade para esse dia.
A explicação do cara nesse linque esclarece todas as nossas dúvidas sobre o τ e o π. Simples.
http://www.youtube.com/watch?v=IF1zcRoOVN0
Enfim, se o τ que é o dobro de π é mais exato, passo acreditar que 4 é mais exato que 2. 8 é mais exato que 4 e assim por diante.
Tudo bem que o τ pode ser mais exato que o π, mas o π é mais charmoso tem mais histórias para contar. O π conheceu o Arquimedes. E o τ? Uma invenção de um professor da Universidade de Utah. Um tal de Bob.

Nenhum comentário: