sábado, 20 de outubro de 2012

Um jovem senhor cheio de Razão


Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Esse jovem senhor cheio de razão – companheiro das primeiras páginas matinais – completa 78 anos. O jornal A Razão é o mais tradicional e genuíno veiculo de comunicação de Santa Maria e, reconhecidamente, um
jornal da região central do estado.
Eu faço parte dos “santa-marienses” oriundos de outras paragens. Os que se aquerenciaram na Boca do Monte com o intuito de estudar e ingressar num curso de graduação na universidade. Então, chegamos todos, uma família de seis pessoas, no escaldante e longínquo dia 19 de janeiro de 1971 vindos da velha Santiago do Boqueirão. O pai – um ferroviário que já havia perambulado por várias regiões desse Rio Grande – sempre dizia sobre a vida numa nova querência “Quando a gente chega numa cidade é importante assinar o melhor jornal e ser sócio do melhor clube”. Alguma coisa me diz que o velho já pensava em enturmação naquela época. Evidentemente, não é um tratado filosófico, um teorema pitagórico ou um aforisma inspirado no Barão de Itararé, mas era a sábia premissa do velho. Alguém que passou a vida, nos depósitos da Viação Férrea, batendo martelo nas bigornas. Assim, estabelecidos na cidade ferroviária, éramos sócios de um clube e assinantes do jornal A Razão.
Folheando A Razão descobri o prazer da leitura e a busca de informação. Várias polêmicas surgiram nas páginas de opinião. Aguardávamos, a cada semana, a réplica e a tréplica e os debates se estendiam – como sempre – à Primeira Quadra e, posteriormente, ao Calçadão.
Em A Razão sentimos a alegria de ver nosso nome no listão da UFSM. Participamos o nascimento dos filhos e comunicamos nossos sentimentos tristes em homenagem a quem já partiu. A Razão é uma companhia para todos os momentos. Nesses 78 anos de vida, o jornal A Razão faz parte do cotidiano dos santa-marienses e, nesses tempos de web, dos santa-marienses que vivem em pagos distantes.
O Calçadão não seria o mesmo se durante a manhã um cidadão não folheasse A Razão em frente a Galeria Chami. O Vento Norte não seria o mesmo se em dado momento não esparramasse o jornal A Razão pela rua do Acampamento afora para desespero do leitor. Santa Maria não seria a mesma se não se visse em A Razão.
Enfim, sou sócio de um clube, não sei se é o melhor, sou assinante do A Razão, não sei se é o melhor, mas, certamente, é o jornal mais amado e lido da cidade. Aquele em que os santa-marienses mais devotam carinho. Esse jovem senhor cheio de razão que completa 78 anos.

Nenhum comentário: