domingo, 30 de setembro de 2012

Segredos do romance policial


Athos Ronaldo Miralha da Cunha

O livro “Segredos do romance policial” de P. D. James é uma excelente leitura para os apreciadores do gênero.
A autora – principal escritora britânica de romances policiais da atualidade – faz uma abordagem acerca dos mais diversos escritores nos mais variados períodos. Suas técnicas e estilo. Também revela os segredos da criação literária e enumera os melhores livros de detetives já escritos.
Algumas revelações são pertinentes sobre os livros da Era Dourada “o criminoso deve ser mencionado na primeira parte da narrativa, mas não deve ser ninguém cujos pensamentos o leitor teve a oportunidade de acompanhar”. Assim vão surgindo os macetes de um bom enredo. Também nos revela que “nenhum chinês deve fazer parte da história” só não sei o porquê. O amigo bobo do detetive – o Watson – deve ser ligeiramente, mas não mais que ligeiramente, menos inteligente que o leitor.
Cabe salientar que romances premiados da Era Dourada do gênero não se encontram mais em catálogos, no entanto os livros de Agatha Christie permanecem nas livrarias e bibliotecas. Aliás, Agatha Christie nunca explicou nem comentou seu misterioso desaparecimento em 1926, na época, um escândalo nacional.
A história de detetive tem seu centro no assassinato de forma mais horrenda e violenta, pois se ocupa de morte, vingança e castigo.
Enfim, os autores modernos precisam ser mais minuciosos nas pesquisas, mas não a ponto de dissecar uma lição de ciência.
Além de nos fornecer uma relação de livros de detetive, uma agradável leitura, como diria um velho e cansado crítico.  

Nenhum comentário: