sábado, 14 de março de 2015

As três vidas



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Editado pela Língua Geral coleção Ponta de Lança –, esse romance recebeu o prêmio literário José Saramago da Fundação Círculo de Leitores em 2009. Nas primeiras páginas o leitor é capturado pela narrativa envolvente de João Tordo. Um mistério a ser desvendado nas 606 páginas. Quem será e o que faz Millhouse Pascal? Seus netos insolentes? O que tem a ver as Torres Gêmeas com o intrincado envolvimento do narrador com uma das netas de Millhouse Pascal? São apenas algumas das inúmeras questões que serão respondidas durante a leitura.
Essa empreitada é encarada com dedicação e ansiedade. A trama avança e o narrador vai surpreendendo o leitor a cada capítulo. Nada é enfadonho no livro, nem as narrativas secundárias que estão ali só para encher linguiça, uma linguiça de excelente qualidade. E a leitura avança incólume sobre as páginas. Um folhear lento e prazeroso na madrugada. Mesmo com a morte do principal personagem o livro perde o encanto.  O segredo que envolve a vida de Antônio Augusto Millhouse Pascal, o seu fiel jardineiro e o narrador da história. Morte, assassinatos, paixões e viagens. E uma corda bamba. Corda bamba?
Um final simples num restaurante em Lisboa entre dois irmãos. Simples, mas cheio de mistérios.
Não está convencido a ler esse romance? Então, veja o que escreve Francisco José Viegas sobre o autor “Uma das melhores vozes da ficção portuguesa”.
Estão na minha lista os outros livros de João Tordo.  

Nenhum comentário: