sábado, 1 de agosto de 2015

Por onde anda o França?



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

O senador Collor ficou indignado e foi para a tribuna do parlamento bradar que foi humilhado pela ação da polícia federal que arrematou alguns carrinhos de passeio que o ex-presidente tinha na garagem. Coisa de seis milhões de reais a avaliação dos três “calhambeques”: Ferrari, Porsche, e  Lamborghini. Posteriormente, descobriu-se outro carrão em sua residência em são Paulo. Coisa que a gente não imagina, que escapa da nossa realidade. Algo que os mortais veem somente nos filmes do agente 007. Ou seria 86? Mas o companheiro se sentiu humilhado. A Lava-jato extrapolou!
Essa história toda me fez lembrar como foi o impeachment do Collor. E onde estão as pessoas que foram protagonistas daquele episódio que marcou o Brasil. As ruas tomadas pelos Caras-pintadas e panos pretos nas janelas dos edifícios.
Collor caiu em 1992 por conta de uma Fiat Elba – pasmem – e pelo depoimento de um motorista – pasmem II –, o Eriberto França foi testemunha de que PC Farias movimentava fortunas para a conta do presidente.
Depois de todos esses anos, podemos afirmar que o Collor está bem, política e financeiramente, virou senador e amiguinho de Lula. E continua com seus rompantes.
Mas por onde anda o Eriberto, o França? O motorista que derrubou um presidente? Até pouco tempo atrás fazia bicos para sobreviver.
Isso mostra o país que vivemos. Cheio de contradições. São tantas as voltas da vida, mas a mesma classe se mantém no poder. O presidente afastado continua poderoso e endinheirado. O motorista herói perdeu o emprego e vive de biscates. Temos uma classe intocável e poderes mantidos. A elite – política ou financeira – passa incólume pelos descaminhos.
Uma Fiat Elba derruba um presidente e um senador sente-se humilhado por ter uma Ferrari, um Porsche, e uma Lamborghini na garagem. Vivemos tempos de contradições. Mas, certamente, os humilhados somos nós.

Nenhum comentário: