sábado, 23 de julho de 2016

33 anos – 22 de julho de 1983



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

A comemoração do meu segundo aniversário de formatura foi o mais emblemático e inesquecível. Um colega liga – o único da turma que ainda estava na cidade – e me convida para comemorarmos o nosso segundo ano de colação de grau em Engenharia Civil pela UFSM. Era uma tarde relativamente fria de um julho há muitos anos – 1985.
Resolvemos tomar uma cerveja ali no Trevicenter. Era um supermercado onde há pouco tempo funcionava o Nacional em frente à antiga sede da Cesma. Logo à esquerda, próxima a entrada, havia uma lanchonete, era o local aonde iríamos comemorar nosso segundo aninho como engenheiros.
A nossa intenção inicial era tomar duas cervejas e consumir duas torradas. E ainda comentamos com a moça que nos atendia que estávamos comemorando aniversário de formatura.
– Aqui? – foi a pergunta com cara de espanto.
– Pois, né, não tá fácil pra ninguém – e o assunto encerrou naquele momento.
Não sei por que cargas d’água, mas resolvemos contar a grana que dispúnhamos. Percebemos com ar de melancolia que o que tínhamos dava para duas cervejas e uma torrada.
Então, resolvemos chamar a atendente para comunicar que partisse uma torrada ao meio, pois não tínhamos dinheiro suficiente. A Maura, eu nunca esqueci o nome dela, foi muito simpática e gentil. Falou que a segunda torrada era por conta da casa, para a nossa comemoração ficar completa. E nos desejou feliz aniversário e sucesso na profissão.
Hoje eu lembrei essa pequena história, mas muito marcante na minha trajetória de vida, porque o início de uma carreira sempre é difícil.
Nesse dia 22 de julho de 2016 comemoro os meus 33 anos de graduação em Engenharia Civil na nossa querida UFSM. E fico imaginando como o tempo passa ligeiro.

Nenhum comentário: