terça-feira, 13 de maio de 2008

A goleada

Uma goleada lava a alma do torcedor. E uma goleada sobre o time rival lava a alma com louvor. A euforia é extravasada na enésima potência. Após uma goleada a galera tem um único objetivo: ir para as praças e avenidas desfraldar as bandeiras dos vitoriosos.
Foi-se o tempo em que goleadas eram comuns entre times do mesmo porte. Hoje, o futebol está mais igual. É uma indústria que envolve bilhões de dólares e um esporte digno de pesquisas nas mais renomadas universidades e laboratórios. A preparação, os recursos táticos e técnicos e as tecnologias estão à disposição de qualquer clube e são disseminados com maior velocidade. Estudiosos e olheiros são, praticamente, onipresentes. Evidentemente, o poder financeiro do patrocinador de um clube faz uma razoável diferença.
Quanto pesava uma camiseta há quarenta anos. Quanto pesa hoje? Em 1970 os atletas percorriam 6 km num jogo, o futebol era mais cadenciado. Trinta e poucos anos depois correm mais de 10 km por partida. Os jogadores terminam os jogos no limite da exaustão, muitos com câimbras e fisicamente debilitados. O exemplo mais recente foi de Ferrnadão. Faltando dez segundos para o encerramento do jogo, na primeira partida da decisão do campeonato gaúcho, o capitão colorado cometeu um grave erro que originou o gol da vitória do Juventude. Fernandão estava estafado física e mentalmente. Em condições normais bastava por o pé em cima da bola e protegê-la com o corpo por dez segundos. Fim de jogo. Ou, simplesmente, colocá-la pela linha lateral. Fim de jogo.
O futebol é bem mais competitivo que há trinta anos. Time vencedor é aquele que combina arte, força, engajamento e motivação. É fundamental a união de atletas e comissão técnica no objetivo da vitória. Com todas essas variáveis no futebol atual, as goleadas tornaram-se mais esporádicas. Salvo quando há uma brutal disparidade entre os competidores. Uma goleada é a superação, supremacia e glória dos atletas. Por isso as goleadas são inesquecíveis. São gols que permanecem gravados na memória. Viram músicas e são cantadas nas gerais dos estádios. São bem-guardadas em DVD’s para serem mostradas aos amigos.
Então, seguidamente, uso o recurso da tecnologia para ver e rever muitas vezes as goleadas do Internacional. São vitórias que não cansam as vistas dos colorados. Particularmente, sei cada detalhe dos cinco gols do Internacional no memorável Gre-Nal dos 5 a 2.

Nenhum comentário: