domingo, 4 de maio de 2008

Os dez Mandamentos


A idéia original parecia absurda, construir um romance escrito por vários autores santa-marienses, e situado, geograficamente, no coração do Rio Grande.
A partir dessa definição não foi difícil chegarmos à conclusão de que seriam dez escritores. Como cada um escreveria um capítulo, estabeleceu-se um “mote” geral que tinha um dos dez mandamentos bíblicos como título e amarra.
De imediato, o desafio se mostrou instigante ainda que parecesse audacioso, no entanto a experiência prometia ser prazerosa. Foram trinta meses para a conclusão dessa narrativa. Tempo em que a expectativa só aumentava entre os participantes, pois os autores tinham liberdade para dar continuidade ao argumento sem saber como seria o desfecho do capítulo seguinte. O mais gratificante disso tudo é que todos os escritores contatados para participar desse empreendimento literário não esmoreceram diante da tarefa desafiadora.
O romance coletivo Os dez mandamentos foi escrito, desse modo, a vinte mãos. A história, no entanto, tem a virtude de prender a atenção do leitor, que, além das peripécias das personagens, vai perpassar por vários estilos literários num mesmo texto, numa narrativa cativante.
Santa Maria, cidade com profunda fé e religiosidade, é o palco dessa trama que envolve uma tentativa de assassinato dentro da catedral Diocesana, como também, violência, traição, luxúria, mistério, gratidão e amor. O romance transita pelo centro da cidade, ruas, avenidas, praças, bairro Santa Marta, pelo viaduto Garganta do Diabo, Universidade Federal e pela Quarta Colônia. Lugares e personagens históricos e folclóricos de Santa Maria são recuperados, como um restaurante tradicional, o vendedor de loterias, um ex-vereador e um pároco.
Santa Maria possui uma tradição cooperativista e a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea foi uma das maiores associações de trabalhadores da América Latina, símbolo de união e cooperação dos “ferrinhos.” Atualmente, a Feira Estadual do Cooperativismo e da Sócio-economia solidária e a experiência dos universitários com a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria são exemplos dessa vocação cooperativista de Santa Maria.
E a literatura pode ser cooperativada?
Concluímos que pode ser compartilhada e escrita por múltiplas mãos. Se isso se chama “socialismo literário”, “social literatura” ou tenha outro nome que identifique tal parceria é uma questão menor. O fundamental, porém, é que estamos diante de um projeto arrojado e que nos deu muito prazer em realizá-lo e caberá aos leitores a sua parcela de colaboração nessa empreitada de dar vida aos dramas relatados neste Os dez mandamentos. Pecado é não ler.


Editora Movimento 2008.

2 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

olá meu caro Athos, como vais?
Perdi a festa de vocês. Espero que tenha sido um sucesso. Assim que voltar a Santa Maria vou ler sim o livro e vou comentar com vocês.
Vi na página da feira que o livro está na lista dos mais vendidos. Parabéns.
Um abraço
Aguinaldo

Aguinaldo Medici Severino disse...

Hoje eu li na coluna do Claudemir que Os Dez Mandamento foi mesmo o mais vendido na Feira do Livro.
Parabéns a ti e os 9 amigos.
Inté a próxima
Aguinaldo