sábado, 16 de maio de 2009

Leite derramado ou seria Água fervendo para o mate?

Com x se escreve xícara
Com x se escreve xixi
Não faça xixi na xícara
O que vão dizer de ti???

O romance Leite Derramado de Chico Buarque é um dos livros mais vendidos desde que foi lançado. Recorde sobre recorde.
É inegável que Chico Buarque é um monstro sagrado da cultura brasileira. A sua contribuição é impagável e seremos eternamente gratos enquanto apreciadores da boa música popular. Chico é um respeitável compositor e poeta. Suas músicas são hinos que serão lembrados por gerações.
Mas Chico também escreve romances. Li o Estorvo, mas não consegui avançar e deixei a leitura inconclusa. Budapeste enfrentei até o final, mas acabei dando de presente num amigo-secreto. A guria dava pulos de contentamento. É um bom livro, mas devo confessar que esperava muito mais do autor de Mulheres de Atenas. Esse é o nosso problema, esperamos de Chico a genialidade, o inusitado e na narrativa Chico não é genial, é, apenas, um razoável... bom escritor.
Leite Derramado foi lançado com uma edição de 70 mil exemplares. Com dois tipos de capas. Algumas pessoas adquiriram o livro por ser do Chico Buarque. Arrisco a dizer que muitas pessoas compraram os dois exemplares.
É evidente que uma edição envolve talento literário e comércio. O editor deseja vender e se o autor é reconhecido como um excelente escritor. Estaremos diante de uma obra-prima.
Como delimitamos a linha que divide a essência da arte daquelas puramente comercial? Há poucos dias comentei com um amigo: se tirarmos o nome de Chico Buarque da capa, como seriam as vendas? Acredito que despencariam.
O livro é bom, merece ser lido. Mas, no meu entendimento, o apelo comercial envolvendo o nome do autor extrapola a suposta ou prometida grandiosidade literária.
Mas o que tem que ver o Água fervendo para o mate do título desse artigo com o Leite Derramado do Chico? Não tem nada a ver. Da mesma forma que o título Leite derramado não tem nada a ver com a obra. Eu não sei de onde saiu. Acho até que se fôssemos regionalizar – que também seria uma boa estratégia comercial – eu colocaria como título, no lançamento em Bagé: Água fervendo para o mate. Em Santa cruz do Sul: Chope quente. Em pelotas: Ambrosia queimada. Que tal?
Enfim, será que com Leite derramado o Chico ficou vendo a banda passar?
A propósito, os versinhos acima são de autoria de Mario Quintana. Que coisa, hein!!!

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