sábado, 26 de dezembro de 2009

Livro do Falcão

twitter.com/athosronaldo
Quem, colorado e com mais de 40 anos, não comemorou a conquista histórica do Internacional de 1979? O Internacional foi tri-campeão invicto do brasileirão daquele ano.
O Inter foi o time da década de 70. Naquela oportunidade fomos para a praça Saldanha Marinho comemorar o título. A presidente Vargas ainda não tinha sido descoberta para as comemorações do futebol. Como não tinha uma bandeira, me enrolei em uma colcha vermelha. E fomos, em bando, para a praça. A vitória inédita valia qualquer esforço.
Passados 30 anos Falcão, capitão e ídolo de uma geração, rememora o feito em um livro com depoimentos dos atletas daquela jornada.
“O time que nunca perdeu” li num fôlego só. É emotivo, sentimental e trata de uma época em que a camiseta ainda era valorizada, pesava mais que os euros de hoje em dia.
Talvez não veremos algo semelhante – um clube ganhar o campeonato de forma invicta – mas de qualquer forma reler essas memórias do Falcão, nos remete às conquistas de uma era marcada na mente dos que eram adolescentes e que sonhavam, também, como qualquer adolescente gaucho dos anos 70, em ser um campeão pelo Inter. Internacional era sinônimo de vitórias. Era sinônimo de bravura e esplendor.
Falcão trata com muita sensibilidade esse momento histórico e foi muito feliz ao narrar de forma mais ampla e democrática cada um dos depoimentos dos companheiros de equipe.
Um bom livro para se receber de presente nesse fim de ano cheio de retrospectivas desanimadoras e politicamente incorretas.

Nenhum comentário: