segunda-feira, 8 de março de 2010

Primeiro dos Sete Povos - Relatos de viagem

twitter.com/athosronaldo

São Borja é uma cidade singular. Conheci o primeiro dos sete povos nesses primeiros dias de março. É bonita e hospitaleira.
O que mais chama a atenção, para quem é “forasteiro” são as cartas testamentos. Na praça tem duas: uma junto a estátua de Getulio Vargas e outra no mausoléu de Vargas, aquele projetado por Niemayer. Em frente a praça tem o palácio João Goulart que é o prédio da prefeitura. Em frente, os bustos de Jango e Vargas e mais uma carta testamento. O vigilante afirmou que no museu de Vargas tem outra. Total: quatro cartas em São Borja.
Pode parecer um exagero, mas acho que os administradores de São Borja estão corretos, uma cidade que doou dois de seus filhos para a presidência da república tem que ter essa idolatria. A boca pequena corre na cidade que são quatro presidentes nascidos lá. Um que foi interino e outro, um castelhano, que foi presidente do Paraguai e que dizem nasceu nos campos de São Borja.
Visitei os museus de Vargas e de Jango. No de Jango bate-se fotos a vontade, no de Vargas é proibido. Caminhando pelos aposentos – que foi a casa que Vargas morou – toda vez que falava em Getulio a professora me corrigia com um “Doutor Getulio”. Comentei algo sobre o Brizola, então ela disse que ali só fala sobre o “Doutor Getulio”. Tudo bem. Pensei em puxar um assunto sobre o Estado Novo, mas desisti, poderia parecer provocação.
O túmulo dos Vargas é modesto, o de Jango – que também estão Brizola e Neuza – é pomposo, mas o que me chamou atenção foi o túmulo de Aparício Mariense da Silva... imponente.
Enfim, para quem gosta de um pouco de história, São Borja é um belo passeio. A noite não deixe de visitar o cais do porto com vários barzinhos e provar o peixe frito. Um lugar aprazível à beira do rio Uruguai. Depois atravessar a ponte o torrar uma grana no cassino em Santo Tomé.
Ah! A avenida que se percorre para entrar na cidade chama-se “Avenida Leonel Brizola – notável estadista e político”. Precisa dizer mais?

Nenhum comentário: