domingo, 19 de dezembro de 2010

"I have a dream"

Athos Ronaldo Miralha da Cunha
twitter.com/athosronaldo

Um dos mais memoráveis discursos da história foi feito por Martin Luther King, “I have a dream”. Falava de paz e de que a convivência entre negros e brancos deveria ser fraterna. O discurso foi realizado no início da década de 60 do século passado para uma multidão de 200 mil pessoas. A partir de então todos nós tivemos um sonho quando queríamos falar de liberdade, paz e uma vida digna.
Há um século o Internacional nasceu para combater o preconceito. Jovens queriam jogar futebol e fundaram um time onde qualquer pessoa poderia jogar independente de sua cor. Os jovens Poppe tinham um sonho.
Nos últimos anos os colorados não têm motivos para reclamar, a maior torcida do Sul do Brasil extravasou sua alegria em inúmeras conquistas: Duas Libertadores, Mundial, Gauchão, Sul-Americana e Recopa. Mas nós queremos ser felizes para sempre. Incessantemente buscamos a felicidade em todos os jogos, em todas as decisões. Esse é o nosso sonho. E para isso é formado um time de futebol. Para vencer.
A vida é formada por momentos felizes, eufóricos e de êxtase, mas também faz parte de vida – e é da natureza humana – o sentimento de tristeza e derrota. Infelizmente a felicidade não é eterna e as lições de um insucesso são bases para novas conquistas. O desfecho do campeonato mundial interclubes nos provoca inúmeras reflexões, e são reflexões que não devem ser feitas no calor da emoção. No “Decálogo do contista” Horacio Quiroga – escritor uruguaio (1878 – 1937) – afirma que não devemos escrever sob emoção. Devemos deixá-la morrer e depois evocá-la. Assim, a razoabilidade de uma avaliação acerca do desastre em Abu Dhabi pode ser mais produtivo e melhor assimilado.
Nos últimos cinco anos o Internacional esteve nas principais decisões e novas Libertadores virão para provocar a nossa taquicardia e novas comemorações na Presidente. Nós buscamos mais estrelas para colocar na camiseta. E temos um encontro marcado com essas estrelas e não faltaremos a esse encontro. Meu coração é vermelho, mas brilha como as estrelas no céu. E como diz a letra da música: tudo é garantido após a rosa vermelhar, tudo é garantido após o sol vermelhecer. Ou melhor: tudo é garantido após a estrela vermelhar.
Eu não sei quais serão as próximas conquistas do Internacional. Eu não sei quais serão as nossas estrelas no peito. Mas uma coisa eu posso afirmar: eu tenho um sonho.

Nenhum comentário: