quinta-feira, 31 de março de 2011

Capitalismo marciano

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Não sei o porquê, mas toda vez que o Hugo Chávez abre a boca eu me lembro do Rei da Espanha. – Por qué no te callas?
Desta vez o presidente da Venezuela falou sobre a tese de um improvável capitalismo no planeta vermelho. “Não seria estranho se tivesse existido uma civilização em Marte, mas talvez o capitalismo tenha chegado lá, o imperialismo chegou e acabou com o planeta”.
Embora o absurdo dialético da frase, é possível refletirmos sobre o nosso mundo e o que nos revolta e indigna. É preocupante ver a vastidão marciana e pensar que houve uma civilização. A discussão sobre as agressões que fazemos ao planeta é pertinente, pois sabemos que a resposta da natureza é implacável. Vide as recentes catástrofes no Chile e no Japão. Mas voltando as causas do imenso deserto em Marte. Se houve um capitalismo, uma social democracia, trabalhadores unificados ou um barbudão materialista em Marte a nossa geração jamais saberá. No entanto, se a NASA fizer uma expedição e montar uma plataforma é porque descobriu petróleo e se jogar bombas é porque descobriu uma ditadurazinha metida à besta. Mas isso é, apenas, uma hipótese.
Com a queda do muro de Berlim e, por conseqüência, todo o socialismo real do Leste Europeu, os mais afoitos decretaram o fim da história, o apogeu do capitalismo. Seria o triunfalismo do capital? Tenho um certo temor em imaginar o nosso futuro se o capitalismo que supostamente venceu aqui no planeta azul for o mesmo que dizimou a civilização em Marte. Mas creio, também, que houve luta de classes em Marte. Afinal, o capital não seria vencedor sem um vencido. Sabe se lá se em um dado momento da história marciana não houve uma revolução. Será que um marciano com anteninhas, careca e com um vistoso cavanhaque não marchou rumo à estação Marte? O verdadeiro líder da vanguarda marciana. E proclamar a URSS do M.
Assim, mesmo que um capitalismo tenha acabado com os marcianos, devemos crer que algo havia de excelente em sua trajetória, pois o planeta continua vermelho. Então eu imagino que um Campeão de Tudo andou por aquelas bandas.
Muito antes de o capitalismo terráqueo transformar o planeta azul em um infindável Saara, nós devemos deixar Marte para futuras preocupações, pois o presidente Chávez ainda não se manifestou sobre as previsões dos Maias para o dia 21.12.2012. E isso é angustiante. Eu não me espantaria se o comandante bolivariano afirmar que os Maias Marcianos fizeram previsões semelhantes para Marte. Mas aí eu vou dar, novamente, razão ao Rei da Espanha.

Nenhum comentário: