quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eu vos abraço, milhões

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

O Moacyr Scliar é daqueles escritores que a gente lê, aprende a gostar e fica ansioso, aguardando o próximo lançamento. Pois basta saber que é do Scliar para se adquirir a obra. E foi assim com “Eu vos abraço, milhões”.

Uma narrativa que flui com facilidade. Ficamos envolvidos pela estória e pelos personagens de tal maneira que não sossegamos enquanto não vencemos a última página. Claro, isso é uma característica de escritores excepcionais.

“Eu vos abraço, milhões” é um romance, mas poderia ser um ensaio político – está intrínseca uma reflexão ideológica –, pois conta a trajetória de Valdo, nascido no interior de Santo Ângelo no início do século XX que sai de sua terra para ser um militante revolucionário no Rio de Janeiro no final da década de 30. No Rio de Janeiro suas esperanças socialistas não são as mesmas que cultivara em sua terra natal. A vida de trabalhador braçal vai tornando Valdo um operário na vida real. E a revolução fica cada dia mais distante.

Na construção do Cristo Redentor – onde exerceu a função de ajudante de pedreiro – suas inquietações afloram, as certezas, aos poucos, vão se diluindo na rotina do trabalho. As incertezas se evidenciam nas divergências internas do partido comunista.

Enfim, encerra a trajetória como um bem-sucedido empresário em Porto Alegre às voltas com o golpe de 64. “Eu vos abraço, milhões” é um livro para ser lido por todos aqueles que sonharam com a revolução e por desencanto perceberam que a coisa não é bem como o planejado. Não é bem como foi pregado nos encontros clandestinos e nos conchavos ideológicos.

É uma pena essa morte prematura do Scliar. Na minha humilde opinião, todo escritor morre jovem, pois sempre deixa algumas obras para serem escritas – consta que Moacyr deixou dois romances iniciados – mesmo que seja um centenário da palavra. Após encerrar a leitura, em uma serena tarde de chuva, concluí que “Eu vos abraço, milhões” é um dos melhores livros do Scliar. Altamente recomendável para todas as idades.

Nenhum comentário: