quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O matador dos pampas

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

O mais novo caudilho dos pampas viveu lá pelas bandas de São Gabriel, na fazenda dos Bicca, há mais de 260 milhões de anos.
Acharam o crânio do animal com características de um carnívoro e consideraram parente próximo dos leões. O predador foi batizado de “Pampaphoneus Biccai” justamente o “Matador dos Pampas”. Recebeu também o sobrenome para homenagear o patrão do rincão onde o bicho se aquerenciou, José Bicca.
Nossa história está recheada de heróis, valentões e matadores. Todos sabemos – e reverenciamos –, os nossos heróis na semana farroupilha, Zeca Neto e Honório Lemos (Leão do Caverá) são exemplos de valentões que estavam sempre prontos para peleia. Mas nos embates pampeanos havia o degolador esse, sim, matador profissional. E os maiores e mais terríveis degoladores dos pampas foram Adão Latorre e Xerengue na campanha de 1893.
Ultimamente a expressão “matador” é menos fatal, pois aqui nos pampas temos um centroavante que é matador. Damião, embora não seja gaúcho tornou-se um matador dos pampas. Alguns dizem que ele é cruel. Mas faz a festa da galera.
Diante do Pampaphoneus nossos matadores, nas escaramuças entre Chimangos e Maragatos, viram brinquedinhos de criança. O predador pré-histórico teria mais de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 300 quilos.
A sorte de Chimangos e Maragatos é que esse aragano viveu num passado distante, pois caso contrário, o derramamento de sangue nas revoluções seria bem maior.
Aliás, o que os pesquisadores não conseguiram dizer é se esse matador é chimango ou maragato. Já pensou esse Leão de São Gabriel lado a lado com o Leão do Caverá? Não seria preciso gastar pólvora em chimango. E o Assis Brasil seria eternamente grato. No entanto, se o Pampaphoneus fosse chimango o Borges estaria até hoje governando o estado.
Pode ser matador, é dos pampas e tem sobrenome Bicca, mas vai ter que ter lado. Na pior das hipóteses deverá escolher entre o Gandense de Santa Maria e a São Gabriel Futebol Clube.
Em Rosário do Sul a peonada anda meio desconfiada com esse Pampaphoneus – isso lá é nome de matador? –, até pode ser um Leão de São Gabriel. Mas está para nascer um outro Leão do Caverá. Esse, sim, o verdadeiro matador dos pampas, no bom sentido e depois do Damião, claro.


Nenhum comentário: