sábado, 23 de fevereiro de 2013

Yoani Sanchez e Bento Gonçalves




Athos Ronaldo Miralha da Cunha

No início da década de 80 do século passado um livreto publicado aqui no sul causou um alvoroço nas hostes dos ctg’s e do movimento tradicionalista.
A gauchada já estava de arma e ferro branco em punho para dar início a 2ª Revolução Farroupilha e dar cabo do maleva que ousou atacar a memória do grande líder farrapo. Patrão, capataz, sota-capataz, peões e prendas já estavam na ponta dos cascos. Cada debate entre o autor do livro e um guasca era uma guerra verbal. Um deus nos acuda.
Bento Gonçalves da Silva o herói da Revolução Farroupilha havia sido atingido em sua honra. Vilipendiado em sua trajetória por uma publicaçãozinha besta. Estavam denegrindo a imagem do cara que seria o presidente da República Rio-Grandense.
Tau Golin foi o autor do livro “Bento Goncalves herói ladrão”.
Por que a ira da gauchada?
Desde criancinha a gente aprende que Bento Gonçalves era o herói, o nosso libertador. Então, vem um fulaninho de tal e diz que a história não é bem assim. Que Bento era um ladrão de cavalos. Isso desmorona todas as nossas crenças. Tudo que a gente acredita é jogado por terra. Aí a gente esbraveja e xinga. E sai no tapa – ou no coice – se necessário.
Então chegamos à Cuba de Fidel. O sonho do socialismo brindado nos copos de Cuba Libre. Uma geração sonhou com os libertários de Sierra Maestra. Che, Fidel e seus companheiros derrubaram uma ditadura para implantar um governo dos trabalhadores. A classe trabalhadora no poder. E esse sonho tomou conta da América Latina. Che Guevara virou um mito para os trabalhadores e jovens que sonhavam com a revolução e Fidel envelheceu na Ilha. Temos notícias de Cuba sobre índices elevados de educação e saúde. Em Cuba todos têm dentes e ninguém passa fome. E isso nos enche de alegria e certeza num mundo melhor.
Mas uma moça metida a besta resolve abrir o bico.  E diz que não é bem assim, pessoal. Cuba não tem imprensa livre. Cuba tem presos e perseguidos políticos. Em Cuba os trabalhadores não podem se associar livremente em sindicatos e partidos. Há censura em Cuba e o regime afronta os direitos humanos. Não há democracia em Cuba. Mas como! Quem é essa traidora a serviço do imperialismo ianque? Quem ela pensa que é? Quem é essa fulaninha? Viramos bicho empunhamos cartazes e vamos xingar e esbravejar nossa indignação. E colocamos o debate de ideias no lixo. Não há argumento que nos remova. Ela é uma mentirosa a serviço do capitalismo internacional.
Essa ira é perfeitamente justificável. Yoani Sanchez colocou por terra nossos sonhos, nossos ideais de uma sociedade justa. Colocou uma pá de cal na utopia cubana tão debatida no “Em cena” – uma espécie de Ponto de Cinema da época – nas madrugadas adentro. Quantas cervejas tomamos debatendo o socialismo cubano com uma boina à Che Guevara na cabeça?
E o que resta para os que não admitem ver Cuba de outra forma: negar. Nega-se porque as afirmações de Yoani rompem com nossas crenças. Nega-se porque a verdade dói. A blogueira desnuda um horizonte que não enxergávamos, ou não queríamos enxergar. É muita sacanagem dessa blogueira. Sinceramente, eu preferia ficar sonhando com Cuba Livre.
José Saramago definiu bem o que pensava da Cuba de hoje. “De agora em diante Cuba segue seu caminho. Cuba perdeu minha confiança e fraudou minhas ilusões”.
A visita da cubana Yoani Sanchez fez bem ao debate ideológico para o Brasil – fazia tempo que não se debatia política e ideologia – tudo já vinha arrumadinho, tínhamos que só acatar e digitar o número na urna eletrônica. A blogueira colocou o debate nacional sobre democracia, liberdade de expressão e direitos humanos. E a conclusão é de que temos muito que aprender, principalmente os verborrágicos com viseira que ainda vivem sob a égide da guerra-fria.
Enfim, nos índices sociais – educação e saúde – Cuba está em sua excelência. Mas a Ilha precisa avançar nos aspectos políticos, principalmente no quesito democracia.
Se os meus amigos à esquerda já estavam indignados comigo, com esse texto arrumei ojeriza do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Por que fui ressuscitar essa história do herói ladrão? “Oigaletê porquera!”
– Taberneiro! Salta uma Cuba Libre.

3 comentários:

Unknown disse...

Na realidade é com tristeza que vemos nossos sonhos em relação a politica se esvair...principalmente para nós brasileiros que saimos a rua em favor das "diretas jà" e hoje vemos nossos "herois politicos" condenados a prisão...dos sonhos sim a muito acordamos....esperamos somente que os sonhos não virem pesadelos...Esperamos sim justiça social sem maracutaias e "vale pobrezas"...

Rejo Friedrich disse...

Eu é que estou com dificuldades de entender. Será que ninguém tinha percebido ainda que o governo do Fidel era uma ditadura? O velho apodrece no poder, deixa o cargo para o irmão e ninguém tinha percebido que não existia democracia em Cuba... Só estou achando que a pobre Yoani está sim tendo sua vez de "estrela" por que realmente fala o que muita gente da imprensa de cá quer ouvir.

Athos Ronaldo Miralha da Cunha disse...

Acontece que a verdade é dolorida.
Por isso os xingamentos a blogueira. É aquela história "queres arrumar inimigos, fale a verdade".