sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Minha camisa vermelha [Dilan Camargo]



Uma seleção de cronistas colorados, convocados e escalados pelo organizador deste livro, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, entra em campo para jogar o jogo das palavras, escrevendo uma excelente literatura de futebol. Todos vestiram a camisa vermelha, soltaram a imaginação, a ironia, a ludicidade e a sua paixão pelo Internacional. Trocaram os pés pelas mãos e escreveram crônicas que nos levam a habitar em outro mundo, o “mundo paralelo” do nosso glorioso Inter, como diz um dos cronistas, Diego T. Hahn. Eles remexeram na memória, reviveram jogos, criaram e recriaram situações, episódios, e principalmente celebraram a vida e a trajetória apaixonante deste que é a glória do desporto nacional, o Sport Club Internacional.
Sempre houve uma ligação muito estreita entre escritores e jogadores de futebol, com algumas exceções como Graciliano Ramos e até Machado de Assis, dizem. Ambas as atividades exigem imaginação para criar, inventar, surpreender, e até mesmo para dar um balão pro mato que o jogo é de campeonato. Exigem fôlego, pulmonar e literário. Exigem persistência para escrever linhas e linhas, e para correr entre as quatro linhas até o fim dos tempos. Exigem superação e a busca da vitória, seja com gols contra os adversários, seja pela colocação de um ponto final numa obra literária.
O escritor Athos Ronaldo Miralha da Cunha é o jogador, o treinador, o capitão, enfim, o carregador de piano de várias formações de times de escritores colorados, responsável pela organização de outros tantos volumes de crônicas sobre o Inter, que receberam reconhecidas premiações Brasil afora. A publicação dessas coletâneas, como esta “Minha camisa vermelha”, tem contribuído para o crescimento e a valorização da literatura sobre futebol neste país do futebol. Santa Maria tem se constituído assim, graças a essas publicações, num dos mais importantes centros de produção e de divulgação da boa e da melhor literatura futebolística.
O leitor está convidado para correr os seus olhos e a sua alma por estas linhas, para jogar junto com o time, e fazer desta leitura, mais uma retumbante vitória do nosso Colorado. E, como sempre, com uma inesquecível goleada literária.






Nenhum comentário: