quarta-feira, 15 de julho de 2015

Homenagens – Beira, Bombril e Buraco



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

No site do “Club de Fútbol Tigres de la Universidad Autónoma de Nuevo León” consta o jogo contra o Inter no Estádio José Pinheiro Borba”. [O correto é Borda]. Mas isso me chamou atenção pelo fato de pouco ser divulgado o homenageado que dá o nome ao Beira-Rio. Achei muito legal essa atitude dos mexicanos, pois nós sempre vamos ao Beira-Rio e poucos frequentam o José Pinheiro Borda. Postei um breve comentário acerca desse tema, e mantive o foco no caso do Inter para não estender o assunto. Tenho mania de escrever no máximo dez linhas, para não tomar tempo e chatear os amigos que ainda leem o que posto. Mas existe casos que temos que argumentar um pouco mais. E o assunto homenagens é um bom tema.
O Claudemir Pereira lembrou dois casos “de descaso” com os homenageados em Santa Maria. Começa numa brincadeira e fica definitivo. É uma cultura da simplificação, é bem-humorada e facilita: Farrezão e Bombril é fácil de guardar. Mas seria interessante, de vez em quando, afirmarmos “Centro Desportivo Municipal Miguel Sevi Viero” e “Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti”.
Os exemplos são inúmeros, esses dois são notórios na Boca do Monte, mas há casos bem legais como os estádios Orlando Scarpelli e Moises Lucarelli do Figueirense e da Ponte Preta respectivamente. A gente não tem a menor ideia de quem são os homenageados, mas sempre estamos falando o nome deles.
O auditório da Cesma homenageia o fundador e primeiro presidente João Miguel de Souza. A orientação ao nosso Relações Públicas sempre foi de usar o nome do auditório em todas as resenhas e cartazes de eventos e não, simplesmente, auditório da Cesma. Da mesma forma o Cineclube Lanterninha Aurélio. São duas belas homenagens que mantem viva a memória dos homenageados.
No entanto, temos um caso interessante em Santa Maria, o viaduto Evandro Behr... de certa forma a versão popular continuou homenageando o ex-prefeito.
Boa essa discussão!


Nenhum comentário: