sábado, 11 de julho de 2015

O Baile da Ilha e a rede de Milão



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

O Baile da Ilha Fiscal aconteceu no dia 09 de novembro de 1889, um sábado. Uma festa para homenagear os oficiais do navio chileno “Almirante Cochrane”. Consta que a família real chegou por volta das dez horas. E ao adentrar no salão de baile Dom Pedro II tropeça e cai sendo amparado por dois jornalistas.
– Cai o Imperador, mas não cai o Império – teria comentado Dom Pedro II.
Menos de uma semana depois seria proclamada a República. Diga-se, uma quartelada. Aquela festança ficou conhecida como o “Último baile da monarquia”.
A Ilha Fiscal fica no centro histórico do Rio de Janeiro e é uma visita obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais da nossa história. Tiram-se belas fotos e o castelo está bem conservado. Um belo passeio.
Lembrei disso vendo a Dilma se equilibrando em uma rede no pavilhão do Brasil na Expo Milão, um sábado... apenas uma insignificante coincidência.  
Que ironia do destino. Depois de uma campanha vitoriosa de desconstrução da candidatura da Marina, na última eleição presidencial, Dilma é amparada para se equilibrar, justamente, numa rede. Ainda bem que não houve nenhum acidente de percurso. Apenas alguns comentários bem-humorados. “Meu mandato é mais firme que essa rede”. Claro que sim.
Mas a maior metáfora da presidente foi o comentário abaixo.
“Quando você está lá em cima, você inclina para um lado e imediatamente vira para o outro, você fica balançando mesmo, você consegue equilibrar. Eu não caí, mas a gente sempre, para não cair, precisa ser ajudada, né.”
Essa parábola resume muito a nossa política. E, incrivelmente, precisou a presidente ir a uma feira em Milão. Eu imagino que isso acontece com todos que chegam “lá em cima”. Viram para um lado, depois para outro e para não cair precisam de ajuda.
Eu não sei se a assertiva de Karl Marx cabe nesse caso “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.  
Sinceramente? Espero que a história não se repita.
Segue a República.

Nenhum comentário: