quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Alice no país das maravilhas

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Onde será que fica esse país das maravilhas? E em que rancho habita a Alice?

O país das maravilhas está nos nossos sonhos e nos gestos de solidariedade. No abraço apertado e no amigo que caminha lado a lado. Vem de longe essa gana de construir um país socialmente justo. E amplamente democrático. Um país que seja maravilhoso para todos os seus habitantes.

Por vezes avançamos. Por vezes nos perdemos e o país das maravilhas fica um pouco mais distante.

Mas retomamos a caminhada afetiva e guerreira. Porque não podemos perder a ternura. E vamos levando no tranco que o destino dá.

O caminho dos sonhos fraternos nunca foi fácil. E sempre fomos resolutos quando seguimos com os olhos no sol poente. Aquela luz que ilumina a gente e o sul dos nossos propósitos mais ingênuos. Da nossa vontade mais utópica. Do nosso jeito mais criança de ser.

E tudo é aprendizado. Nós evoluímos e mudamos... e desaprendemos. Avançamos sem olhar para trás. Porque o país das maravilhas sempre é logo ali. Este percurso é multicolorido e multifacetado e somos tantos... Mil, dois mil, três mil, quiçá seremos muitos milhares nesta jornada incandescente.

São muitos olhares e gestos carinhosos nesta trajetória pela vida que renasce a cada dia. Que amadurece e ensina.

Mas as “Alices” neste país das maravilhas são determinadas. Frágeis por fora e guerreiras nas atitudes. Fortes no andejar.

Logo adiante teremos um país das maravilhas no melhor e pacato jeito que desejamos e nele haverá uma Alice para espalhar sua luz e energia de bondade e democracia. De sol e liberdade.

Não há dúvidas neste sentido. Haverá uma Alice protagonista neste país das maravilhas. E essa Alice tem muitos sobrenomes: Silva, Oliveira, Cunha, Pereira... Carvalho e uma dezena de centenas de iguais.

Aguardemos e sigamos serenos como os acordes de um violoncelo, porque a vida pede perseverança e alegria.

 

Nenhum comentário: