terça-feira, 30 de junho de 2015

A mandioca da Dilma



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Por conta da Odebrecht e os jatos que lavam, eu relutei em fazer uma ode à Brecht. O momento não era propício. Sabe como é, né... os trocadilhos.
Mas a ode à mandioca da Dilma... (Está estranha essa frase. Vamos refazê-la.) Mas a ode da Dilma à mandioca é uma crônica anunciada. Algo inusitado, logo estaremos fazendo saudação à pinga, à erva-mate, ao pão-de-queijo, ao berimbau, ao pinhão e por aí vai. Não vai faltar fundão do Brasil para reivindicar uma saudação da presidente ao seu produto de “exportação”.
A situação porque passa o país tem tudo a ver com a mandioca e suas metáforas. Aliás, essa saudação à mandioca nada mais é do que uma metáfora que a presidente usou para dizer o que está por vir. E tudo poderá ser resolvido com a mandioca. O poder da mandioca nas relações sociais. O lobby da mandioca teria um poder transcendental. Sublime. Em alguns, como em outras eras, despertaria seus instintos mais primitivos. Imaginemos...
Isso me leva a pensar sobre as possibilidades da mandioca, metaforicamente, é claro. O que faria o jogador Jara do Chile, no jogo contra o Uruguai, se tivesse ao alcance da mão uma mandioca? Mas isso é só um devaneio meu, nem é bom avançar nas elucubrações.
Com a mandioca poderíamos fazer farinha e colocá-la toda no mesmo saco. Bingo! Será que não foi esse o recado de Dilma às críticas de Lula? Vá saber.
Com a mandioca também poderíamos fazer um escondidinho de bacalhau. Se bem que nesse prato estariam outros bem escondidinhos ou querendo se esconder. Seria um encontro de escondidinhos. Escondidinho de dólares não é possível gourmetizar. Não é para qualquer chef e sim para o máster chefe.
A mandioca é um símbolo nacional, não podemos negar, por vezes compete com o pepino e com o abacaxi. Mas a mandioca tem a sua fundamental importância. É rija, viril. Mas com um molho de carne ou frita fica muito saborosa.
Bueno, chega de mandioca e mandiocaços. Vou ali preparar um chimarrão e dar um viva à bombacha.

Um comentário:

LIGIA disse...

Gostei de todas as elucubrações, achei-as riquíssimas que assim seja, amém. Pode ser a salvação a ela todo o poder e glória!