terça-feira, 4 de maio de 2010

Aos que dizem sim e aos que querem dizer não

Nesse final de campanha a troca de emails deve intensificada. E é bem provável que cairemos em ataques pessoais e a velha divisão entre bons e maus. O que não é recomendável para o debate que queremos sobre a Funcef. E por tabela ao movimento da categoria como um todo.
Recebi um email listando os saldados da chapa 3. Evidente que tem saldados na chapa 3, e é bom que assim seja, pluraliza o debate a ser travado dentro da chapa e, por consequência, na Funcef. O que me preocupa é a falta de representação de membros de algum plano em alguma chapa. Tenho convicção que, no caso específico do Reg-Replan, seria interessante uma representação na Funcef. Nós que estamos no Reg-Replan, não somos contra quem está no Novo Plano. Quero acreditar que a decisão sobre o saldamento tenha sido consciente. Mas queremos ser representados na direção por quem esteja no Reg-Replan. Simples.
Sobre o colega Emanoel. Não o conheço sei alguma coisa sobre sua atuação política. A qual tenho divergências. Nós devemos conviver com as divergências, com o contraditório e sem ressentimentos. Sempre gostei de emitir minha opinião e ler a dos outros. Até para modificar a minha, se for o caso. E, em todas as chapas, há contradições e idiossincrasias. Mas o que indigna é que sendo ele – Emanoel – participante do tal GT e membro do conselho, só agora aparecem os possíveis, improváveis ou prováveis fracassos administrativos – que devem ser explicados – na Apcef-BA. A questão é: quando Emanoel estava “do nosso lado” era bom, agora não presta.
Eu, particularmente, já sofri esse tipo de ataque. Se está junto é companheiro, se pensa diferente torna-se demonizado.
Reflitamos, todos nós conhecemos o histórico da Art-ban no movimento. Por exemplo. No ano passado quando o BB levou 3% a mais no aumento salarial. Qual foi a postura da companheirada da Art-Ban que tem maioria absoluta na Contraf? Um silêncio de causar dó. Afirmei antes e afirmo novamente. Minhas divergências só apenas políticas. Eu penso diferente com respeito ao sindicalismo que hoje é protagonizado pela Articulação. A Art-Ban vem dando as rédeas do movimento e são completamente subservientes ao governo federal. Há necessidade urgente de um contraponto nesse movimento. Chega de sempre dizer sim. Acho que é o momento de dizer não.
Nessa atual conjuntura vejo a chapa três como a mais representativa do conjunto de todos os beneficiários da Funcef.


Athos Ronaldo Miralha da Cunha
Santa Maria – RS


Deixo uma canção muito linda para reflexão.

“Sólo le pido a Dios”

http://www.youtube.com/watch?v=SIrot1Flczg&a=oXQ1lCiKjbw&playnext_from=ML

Nenhum comentário: