quarta-feira, 30 de março de 2016

A liturgia do cargo



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

A atual classe política brasileira precisa rever e melhorar suas referências. Ulysses Guimarães foi um parâmetro de político íntegro. Aqui no Brasil ficou conhecido como Senhor Diretas e no dia de sua morte foi notícia internacional como Mister Democracy.
O velho líder do MDB falava sobre a liturgia do cargo. Um político precisa entender a importância da posição que ocupa. Ter a noção exata do que representa. Tem que saber que sendo uma figura pública sua conduta precisa ter a mesma condição da função conquistada. Se um indivíduo é presidente de uma entidade ou de um país precisa postar-se de acordo com o cargo que exerce.
É incompreensível que um ex-presidente em conversa com a presidente de república – por mais que sejam amigos íntimos e o papo privado – usem um linguajar chulo. Não condiz com a postura do cargo que ocupa e ocupou. A gente fica sem palavras.
Como entender que uma conversa entre ministros de estado o comportamento seja como o de uma torcida na geral do estádio.
É difícil conceber que um pré-candidato a presidente da república se envolva num bate-boca com populares em frente ao prédio onde mora o irmão. Naquela ocasião podemos ver e perceber toda a elegância, eloquência e sensatez do pretenso e tenso candidato. O barraco pegou geral. Um bochincho na 28 seria mais requintado. [Ver no google a música “Recuerdos da 28”.] Aquela conversinha mansa e mole não engana mais ninguém.
Esses são alguns exemplos – tem muito mais – dos nossos referenciais políticos e, infelizmente, o que menos importa é a liturgia do cargo.
Eles sempre vão. Eles sempre voltam. Eles sempre estão. Com a mesma cara de jequitibá.
Costumo dizer que a democracia é cara e demorada, por isso temos que ter paciência com a democracia para que não seja traída. Uma democracia traída vira ditadura.
A nossa contrapartida deveria ser mais exigente diante da urna eletrônica. Mas não devemos nos resignar com esse caos e essa falta de educação generalizada e desrespeito com o eleitor. Se eles estão lá com o nosso voto é pelo voto que vamos tirá-los.
Dizem que a composição do Congresso é o espelho da sociedade. Sinceramente, espero que não. A liturgia do cargo vencerá.

Nenhum comentário: