sexta-feira, 4 de março de 2016

Hoje lembrei de Pepe Mujica



Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Pela manhã – cedito no más, junto ao amargo chimarrão – assistia ao vivo em cores as ações da Polícia Federal. Entre um mate e outro eu me lembrei de Pepe Mujica – ex-presidente do Uruguai – que hoje mora numa fazenda junto com sua esposa.
O Brasil em polvorosa por conta de condução coercitiva em que Lula foi “convidado” a depor e eu pensando no Mujica? Pode isso Arnaldo?
O José “Pepe” Mujica, ex-guerrilheiro, marxista tem a simpatia de milhares de pessoas por esse mundo afora por ser uma pessoa simples e humilde. Governou seu país e pouco acumulou com a política. Eu também sou um admirador incondicional de Mujica. Se eu fosse doble chapa teria votado nele.
Em seu mandato apoiou a legalização da maconha e o Uruguai tornou-se o primeiro país a regular a produção, a venda e o consumo. Também, durante o seu governo, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Reduziu os índices de pobreza do Uruguai, de 37% para 11%. Pepe Mujica é um pacifista, se opõe radicalmente contra à guerra. Ele tem umas ideias estranhas...
Assim, lembrando de Pepe Mujica, eu imaginei que se os políticos brasileiros tivessem atitudes semelhantes, não precisariam convocar a militância para sair às rua para radicalizar contra as ações da Polícia Federal e do ministério público. Não precisariam, em todo momento, ter que explicar contas no exterior e origem de seus recursos e bens.
Se não houvesse tanta corrupção, desmando, desvios e indícios em todas as esferas da república na haveria condução coercitiva. Não haveria Lava-Jato. Aliás, para deixar bem claro, eu sou um apoiador das ações da Lava-Jato.  
Mas, ainda assim, eu acho que a república está segura e as instituições democráticas garantidas. Eu acredito na democracia brasileira.
Ah! Pepe Mujica tem uma cadela com três patas – Manuela – deficiência provocada por um acidente em que o ex-presidente a atropelou com um trator.
Um malvado esse Mujica!

Nenhum comentário: