domingo, 15 de fevereiro de 2009

O acordo

Um acordo selado pressupõe que ambas as partes cederam em algum momento e irão cumprir o acordado. Mesmo que um dos negociadores tenha dormido na assinatura. Acordo assinado. Acordo cumprido.
Nos próximos anos não tenho planos de viajar para outro país de língua portuguesa, assim, pretendo cumprir o acordo ortográfico aqui por essas bandas.
Um dos grandes acertos desse acordo foi o retorno das letras k, w e y. Essas letras já faziam parte do nosso cotidiano nos Maykel, Suelyen, Katya, Tayson, Willyan e tantos outros nomes próprios. Legítimo retorno.
Mas o que me deixou intranquilo foi terem tirado o trema do tranquilo. Eu defendo a volta do trema. Um tranquilo tremado é mais chique e requintado. Mais seguro, digamos... mais tranquilo.
Um cheque de cinquenta reais preenchido com trema é mais seguro. A linguiça com trema parece-me mais caprichada e saborosa. Uma linguiça que dá água na boca. Linguiça com trema tem mais sustância. Uma linguiça que passou pela inspeção sanitária. Com selo de qualidade.
Como eu não era muito conhecedor dos hífens, para mim, pouco alterou, continuo não sendo conhecedor e capenga nas regras. Agora, se tinha alguém que se considerava o vice-rei do hífen, essa pessoa corre o sério risco de se transformar em um arquivo semimorto. Tenho um amigo, que pelas atuais regras do hífen, passará assinar-se Antoniorribeiro. Tudo junto e com dois erres.
O acordo também tirou o acento de ideia. Ideia sem acento até é cabível. Uma boa ideia não necessita, necessariamente, de acento. Mas uma pessoa com poucas ideias poderá sentir falta do acento. Inclusive, para assentar suas ideias.
Por exemplo, o acento faz falta em assembleia. Uma assembleia sem acento é uma assembleia morna. Não basta tirar o acento de assembleia. Nós deveríamos mexer nos assentos das assembleias, mas isso não foi discutido no acordo. Assembleia sem acento não acarretou em reforma política. Sendo assim, assembleia com ou sem acento não afetou o nosso cotidiano político. Embora tenha caído o acento de tramoia, os corruptos continuarão metidos nela. Preocupados mais com as tramas do que com os tremas. Pouco adianta nós fazermos um escarceu pelas ruas portando cartazes com hífens, acentos, prefixos e ditongos abertos.
Da mesma forma, imaginem uma plateia sem acento. Nem os devotos da Igreja Universal conseguem ficar sem assento na plateia. Plateia com acento é mais atenta. Menos dispersa.
Durante um voo você poderá ter um enjoo, sem acentos, mas com assento e um providencial saquinho de plástico. Um acento que afeta nosso estômago.
O que eu achei inconcebível foi terem tirado o acento de diarreia. Diarreia sem acento é inadmissível. Uma diarreia sem acento, nossos cuidados ficam redobrados. Pois, numa eventualidade, você ter uma diarreia sem acento, correrá o sério risco de borrar-se todo nas calças. Haja “Gotas preciosas” para acalmar essa revolta.
Enfim, não trema e cumpra o acordo.

Nenhum comentário: