quinta-feira, 1 de março de 2012

O Gre-Nal da Copa

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Como sou torcedor do Internacional esse texto pode ser tendencioso. Mas farei o possível para ser dialético, se bem que envolvendo a paixão por futebol é difícil de ser dialeticamente confiável.
O começo da história da Copa em Porto Alegre teve uma premissa “O Beira-Rio seria a sede de um dos grupos”. Devemos ter ciência que bateu uma ciumeira disfarçada nas hostes tricolores. E com essa definição ficou escancarada a “grenalização” da sede da Copa na capital dos gaúchos. Um grenalzinho nos bastidores.
Os colorados radiantes e os tricolores tentando – meio na moita – puxar o tapete do Beira-Rio. Assim, entram para a disputa figuras públicas e notórias de ambos os lados. Todos com melosos argumentos e carinhas de anjo na imprensa. No entanto, as brasas eram mexidas dependendo de como estava o assado de cada clube.
Penso que toda vez que houver um argumento sobre esse episódio deveria aparecer na tela, abaixo da imagem do entrevistado, o time para qual ele torce. Os argumentos seriam mais produtivos. O prefeito Fortunati – gremista que inventou a bandeira azul do PT –, quando estipula um prazo para o fechamento do contrato para as obras do Beira-Rio, eu traduzo a mensagem de um tricolor articulando a Copa 14 para a Arena. Será que tem algum tricolor que deseja a Copa no Beira-Rio. Acho pouco provável.
Nesse ponto gostei da presidente Dilma. Ela, pelo menos, foi mais sincera e explicita ao afirmar “É o meu time, é o meu estado”, passando uma carraspana na AG. E é assim que tem que ser. Chega de engambelação, lero-lero e politicagem.
Acho que esse Gre-Nal só acabará quando alguém, com poder de decisão e peso político, afirmar “A copa de 14 é no Beira-Rio ou não e em Porto Alegre”. Com isso nós teremos todos os gaúchos envolvidos, realmente, com a Copa aqui no Rio Grande de São Pedro. Veremos quem deseja com todo afinco e dedicação a Copa na “querência amada!”. E não precisamos ver a cara cínica do Odone na TV falando em plano B. Aliás, plano B... série B... são coisas que ele entende bem.
Mãos as obras gauchada. E colorados fiquem atentos. Estaremos dormindo com um olho só.


Nenhum comentário: