sábado, 16 de agosto de 2014

O amigo Mario




Athos Ronaldo Miralha da Cunha
           
Final de tarde em um bar. O pôr do sol do Guaíba emoldurava a cena.
Amigo A – Meu pai está nas últimas. É um vaivém do hospital pra casa e da casa para o hospital.
Amigo B – Sei muito bem o que é isso, essa sina passei há três anos. Só que era minha mãe.
Amigo C – Muito triste.
Amigo A – O velho está nas últimas, câncer de próstata. Metástase no estômago, fígado... um horror.
Amigo B – Nossa!
Amigo C – Muito triste.
Amigo A – Papai está com 50kg. E era um homem forte, trabalhador de pegar no pesado. Musculatura de touro. Essa doença é foda cara!
Amigo B – Só imagino.
Amigo C – Muito triste.
Amigo A – Dá dó de ver meu pai. Pele e osso. Olhos fundos e olhar triste – e emborcou uma Bavária sem tirar a boca da latinha.
Amigo B – Sinto muito velho...
Amigo C – Muito triste.
Amigo A – É nessa hora que a gente vê quem são realmente os amigos. O pai naquele estado, a mãe num desespero incontido. Confesso eu já estou estressado.
Amigo B – Tchê louco... não esmoreça. Tem que ter muita coragem.
Amigo C – Muito triste.
Amigo A – Sabe... papai tinha um círculo de amigos muito grande, hoje só uma pessoa vai visitá-lo. Naquele estado cadavérico... fraco... mal consegue articular umas palavras... é muito triste.
Amigo C – Muito triste – consentindo com a cabeça.
Amigo B – Garçom! Traga mais uma rodada. Esse pôr do sol está me deixando triste – fazendo um clique com os dedos polegar e o médio.
Amigo A – Eu admiro o Mario. O único amigo do pai que é perseverante. Visita o velho todos os dias. O Mario é um amigão.
Amigo B – Que Mario?
Amigo C – Bingo!
Amigo A – Aquele que te comeu atrás do armário. E está muito vivinho preparando uma picanha junto com o pai pra nós lá em casa. Vamos indo?
Amigo B – Sa-ca-na-gem!

Nenhum comentário: